Diretor lembra trajetória da Companhia Impacto em Cena

Diretor lembra trajetória da Companhia Impacto em Cena

Publicado em: 27 nov, 2019 às 15:59

Neste ano a Companhia Impacto em Cenacomemora 20 anos de história.  Ao longo desta trajetória, centenas de pessoas fizeram parte do grupo de teatro de Palmeira e levaram o nome da Companhia para outras cidades.  Assim, nestas duas décadas a Companhia tem contribuído com o fortalecimento da cultura, arte e lazer no município.
Igor Moreira diretor do grupo e um dos fundadores da Impacto em Cena participou do Noticiário P7 desta terça-feira (26) e destacou acontecimentos destes 20 anos.
Segundo ele, foram 62 peças e mais de 40 premiações individuais e em grupos. A última foi no Festival de Paranaguá no início deste mês com a peça ‘Colônia Cecília’. Impacto em Cena recebeu indicação em todas as categorias (quando o grupo fica em segundo ou terceiro lugar) e prêmio de terceiro melhor espetáculo.  “Vale ressaltar que eram 15 espetáculos do Paraná, do Paraguai e também alguns de São Paulo. Eram quase 100 inscritos, desses 15 foram selecionados para participar e dos 15 a Companhia Impacto em Cena ficou em 3º lugar”, contou Igor.
A Companhia também participou do Festival em Pontal do Paraná e o resultado será divulgado neste sábado (30).

Início
Durante a entrevista o diretor contou sobre o surgimento da Companhia “Na verdade foi muito espontâneo. Na época eu era coordenador do grupo de jovens da Matriz e o Adriano Hoinaski era coordenador da Pastoral da Juventude. Em uma tarde de domingo estávamos sentados ali na praça, com a Karine, esposa dele e a Alexandra e de repente ele falou assim: ‘ Podíamos fazer uma apresentação da Paixão de Cristo’. Porque sempre fazíamos teatro na missa, a segunda missa do mês era por conta do grupo de jovens e procurávamos fazer algo diferente. Então gostei da ideia e fizemos essa primeira Paixão de Cristo, que foi em abril de 1999”, relatou Moreira.
No fim daquele ano o grupo resolver fazer um Auto de Natal realizado no Cine Teatro Municipal. Em 2000 em uma parceria com o grupo de jovens da Fátima (GRUJOF) foi realizada mais uma apresentação da Paixão de Cristo. Com isso, os integrantes passaram a existir como grupo de teatro, participando de oficinas, com formações em outras cidades e Palmeira, como forma buscar a qualificação dos atores.
O nome ‘Impacto em Cena’ surgiu tempo depois através de uma enquete. “Realizamos uma votação e em 2002 quando fizemos a peça Colônia Cecília, o grupo que já existia de direito, recebeu o nome de Impacto em Cena”, explicou Igor.

Paixão de Cristo
Um dos acontecimentos marcantes lembrados pelo diretor foi uma peça da Paixão de Cristo realizada na Praça Domingos Theodorico de Freitas (Praça do Cemitério) em que a apresentação incluía descida pela Rua Conceição. “Eu era Jesus naquele dia e desci carregando a cruz e a conhecida Dona Leonorzinha ficou tão impressionada com Jesus que foi para cima dos soldados e começou a bater neles dizendo ‘Não batam no meu Jesus!’, tão grande foi a incorporação daquele momento, daquela cena que emocionou as pessoas”, lembrou o ator.
Nesta apresentação, a comoção do público foi dos momentos que marcou a trajetória da Companhia. “Lembro que estava na cruz ainda, no final da apresentação e Padre Antônio já tinha encerrado a celebração. Algumas pessoas vinham, encostavam-se ao meu pé, faziam o sinal da cruz e continuavam andando. Quando alguns fizeram isso uma fila se formou e todas as pessoas que estavam assistindo começaram a vir em fila e fazer o mesmo”, relatou Igor.
Moreira contou que nesta ocasião teve certeza do papel da Companhia em sua vida. “Morrendo de frio, não conseguia me mexer, mas muito emocionado de ver como as pessoas entraram dentro da cena, acreditaram e estavam enxergando ali o personagem de Jesus. Então eu pensei:  ‘É isso que quero fazer se for possível pelo resto da minha vida’”, contou ele.

Comédia
A comédia é um dos pontos altos do grupo de teatro de Palmeira nestes 20 anos. Com inúmeras apresentações de sucesso na cidade e municípios vizinhos, a Impacto em Cena arrancava gargalhadas a cada apresentação, se consolidando cada vez mais neste segmento. “Na medida em que começamos a fazer as peças passamos a nos identificar com a comédia também”, explicou o diretor.
Segundo ele, a primeira grande comédia do grupo chamava-se ‘Mistérios da Meia Noite’. Outra peça lembrada por Igor foi ‘Família Monstro’, com três sessões realizadas em Palmeira e todos os ingressos. A mesma peça foi apresentada em São Mateus do Sul para 850 pessoas.
Trabalhos paralelos cinematográficos com a RPC também foram citados durante a entrevista ao Noticiário P7. Entre eles, a produção Colônia Cecília que foi ao ar no programa “Casos e Causos”.

Jantar Comemorativo
Para celebrar a data acontece neste sábado (30) no Clube Palmeirense um jantar com lançamento do livro e documentário sobre a Companhia. O público também poderá conferir exposição de fotos, figurinos, além das principais apresentações teatrais em forma de esquetes (7 a 8 minutos cada), apresentações musicais que fazem parte da história do grupo e de danças com a Companhia de Balé Regiane Abreu. “Vai ser uma noite muito agradável. Cheia de arte, teatro, música, dança, livro, enfim quem estiver lá vai se divertir bastante e vai poder ter um panorama desses 20 anos da Companhia”, adiantou ele.
Como todos os ingressos foram vendidos e continua a procura para participar do evento foram disponibilizadas mais cinco mesas para quatro pessoas vendidas a R$ 200,00 cada. Pessoas interessadas podem entrar em contato com Igor através do 9 ou diretamente na Academia Fitness.

Lançamento do livro
O livro “Companhia Impacto em Cena – 20 anos contando histórias” será lançado no sábado (30) durante o jantar. De acordo com Igor, a obra é uma forma de registrar e reunir acontecimentos marcantes do grupo nestas duas décadas. Uma oportunidade da comunidade palmeirense que fez ou faz parte da Companhia visualizar sua contribuição para o teatro e a cultura em Palmeira.


Os livros serão vendidos a R$ 30,00 e foram confeccionados 250 exemplares. Assim o público pode adquirir a obra no sábado (30) ou após o lançamento com atores da Companhia Impacto em Cena.

                 Fotos: Bruna Camargo