Entidades de Palmeira se dedicam ao cuidado e bem estar de idosos

No dia 1º de outubro se comemora o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Pesquisas mostram um crescimento no número de pessoas desta faixa etária. Além disso, o aumento na expectativa de vida do brasileiro também aponta para o envelhecimento da população.
Pensar nos idosos é de responsabilidade de toda sociedade, não apenas porque o envelhecimento é um processo natural da vida, mas também pelo respeito e pelas lições de vida que aprendemos com essas pessoas.
Desde 2003, está em vigência no país o Estatuto do Idoso. Em linhas gerais, ele estabelece que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar aos idosos questões como direito à saúde, educação, cultura, lazer, cidadania, respeito, entre outros.
Entidades em Palmeira
Em Palmeira, existem entidades que se dedicam ao cuidado da pessoa idosa. Situado na Colônia Francesa, o Lar Acelino atua em Palmeira há 54 anos. Atualmente são 23 senhores que vivem na entidade, que tem capacidade máxima para atender 30 idosos.
São 12 colaboradores além de uma nutricionista capacitados em oferecer além dos serviços necessários, atender com carinho e dedicação aos senhores que residem no Lar.
O Lar Sagrada Família, administrado pelas Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria atende atualmente sete idosas. O espaço localizado na Rua Coronel Vida existe há mais de 15 anos e capacidade máxima da casa são para oito senhoras.
As idosas são cuidadas por quatro religiosas, além de uma funcionária contratada para auxiliar nos serviços. Este trabalho de solidariedade e acolhida evidenciado no dia a dia das senhoras, que assim formam uma família.
Também na Colônia Francesa, residem senhoras assistidas através da Sociedade São Vicente de Paulo. Sete mulheres, entre elas cinco idosas vivem na Vila Vicentina, local que possui 12 residências com quarto, cozinha e banheiro.
As mulheres em situação de vulnerabilidade social são auxiliadas voluntariamente por integrantes da Associação que existe há mais de 50 anos em Palmeira. Pessoas dedicadas oportunizar a melhor qualidade de vida e todo apoio necessário a elas.
Pastoral da Pessoa Idosa
Em nossa Paróquia, são desenvolvidas ações para este público através da Pastoral da Pessoa Idosa. Lourivete Pianoswki contou que ajudou juntante com Padre José Airton na fundação desta Pastoral em Palmeira. Irmã Catarina Nunes explicou sobre essas atividades. Ao falar sobre as comunidades que realizam trabalhos através da Pastoral em Palmeira, a Irmã convidou outras pessoas a contribuir com estas ações.
A Pastoral da Pessoa Idosa surgiu de um encontro entre Dra. Zilda Arns Neumann na época Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, e Dr. João Batista Lima Filho – Médico geriatra e, na época, Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), seção Paraná. Hoje, a Pastoral atua em todo o país como explicou a Irmã Bernadete Valenga ao destacar a importância das ações.
Integrante da Pastoral em Palmeira, Rita Delfrate contou sobre o 1° Congresso Internacional da Pastoral da Pessoa Idosa promovido pelo Papa Francisco que acontece em 2020.
O Lar Acelino de Palmeira encaminhou à Ipiranga FM uma mensagem sobre esta data, além de agradecer aos funcionários pelo trabalho desenvolvido:
Hoje é dia 1º de Outubro, conhecido como dia do idoso, por representar o marco legal: Estatuto do Idoso, lei que estabelece os direitos e garantias, como a proteção, cuidado, qualidade de vida e acesso prioritário à saúde, alimentação, educação, cultura, lazer e trabalho para esta parcela da população que está cada vez maior em nossa sociedade.
Deste modo como forma de Instituição de Longa Permanência é que existe o Lar Acelino em nosso município, caracterizado como uma instituição filantrópica que acolhe os idosos desde 12/09/1965. Hoje conta com 23 idosos, mas com a capacidade de atendimento de 30 idosos. O acolhimento institucional ocorre através do encaminhamento realizado pelo CREAS ou pelo Ministério Publico, quando esgotadas a formas de autossustento e convívio familiar.
O Lar Acelino, mais um ano quer agradecer aos funcionários que se dedicam no atendimento aos idosos, a diretoria que realiza um trabalho voluntário em defesa dos direitos dos idosos, a esta rádio que sempre nos oferece um espaço de divulgação da instituição e a toda a comunidade palmeirense que continuamente colabora com os idosos do Lar Acelino.
“Respeite e ame os mais velhos. Tudo o que vai volta, e não tem como não voltar amor, quando se ama de coração!”
Foto: Reprodução