Dia nacional da doação de órgãos
Dia 27 de setembro marca o dia nacional da doação de órgãos. O Brasil está longe de zerar a fila de espera por um transplante de órgãos. Isso porque mesmo com o aumento no número de transplantes, em 2018 morreram quase 3 mil pessoas na fila e atualmente cerca de 34 mil permanecem aguardando por um órgão. De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, 43% das famílias não autorizaram a doação dos órgãos de seus entes queridos em 2018. E a falta de informação é a maior barreta para salvar vidas.
Uma pessoa sozinha pode salvar até 8 vidas. Isso porque podem ser doados rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também tecidos, como ossos, tendões, pele, córneas e valvas cardíacas.
A doação só ocorre com autorização dos parentes mais próximos. Por isso a conscientização é a chave para mudar essa realidade e zerar esta fila.
Imagem: Reprodução
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais