Professora trabalha cultura afro em escolas

Professora trabalha cultura afro em escolas

Publicado em: 23 set, 2019 às 15:18

A dança sempre esteve presente na aula da professora de educação física, Amanda Fernanda Lourenço Santos, da escola municipal Eurides Teixeira de Oliveira. Ela vem trabalhando a interdisciplinaridade com o 5º ano e dentro dos conteúdos trabalhados estão: jogos, dança, esporte, luta, ginástica e através da temática afro-brasileira estão sendo desenvolvidas diversas atividades, dentre elas, produção de máscaras e roupas, além dos estudos sobre a cultura afro.
Na semana passada, ela trabalhou a amarelinha e uma dança africana conhecida como maculelê. “Essa atividade está dentro do conteúdo que venho trabalhando durante o ano em conjunto com outras professoras, em novembro na semana da consciência negra, promovemos um feedback para relembrar todos os trabalhos realizados da cultura afro”, disse a professora.
Amanda comenta que neste mês durante as ações voltadas para o setembro amarelo ela tenta cruzar os conteúdos afro com a inteligência emocional. “Através da transversalidade trabalhei com os alunos sobre o ‘banzo’ uma espécie de angústia que tomava conta dos escravos quando eram separados da família ou quando tinham sua liberdade retirada, e hoje é conhecido como depressão, amarrei diversos conteúdos juntamente à dança”, contou Lourenço.

Fotos: Divulgação/Prefeitura Municipal de Palmeira