Pesquisadores e técnicos se reúnem em Palmeira para debater viticultura no Paraná
Acontece nesta quarta-feira (04) em Palmeira encontro do grupo desenvolvido para reescrever o projeto de revitalização da viticultura no Paraná. As atividades reúnem pesquisadores, técnicos da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e uma professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Valter José Ramos, técnico da Emater de Palmeira, faz parte deste grupo que reúne cerca de 15 integrantes. Ele explicou a razão pelo encontro ser realizado em nosso município. “Para tratarmos mais uma vez de assuntos relacionados a este projeto a ser apresentado ao Governo do Paraná e será lançado pela Secretaria da Agricultura nos próximos dias. Essa será a quarta reunião e esse grupo se reúne normalmente uma vez por mês, são pessoas de vários lugares do estado, então não é tão fácil reunir. A vinda a Palmeira é um pedido meu para apresentar além de trabalhos realizados por mim, pelos técnicos da Emater de Palmeira e Prefeitura, também uma oportunidade de colegas de outras regiões do estado conhecer Palmeira e conhecer também nosso projeto da viticultura no município”, contou Valter.
Ao falar sobre os reflexos do fortalecimento da viticultura para a região, o técnico destacou que Palmeira, com o projeto uva, implantado em 2007, torna-se referência desta cultura no Estado. “O impacto aqui em Palmeira será positivo, estamos no 12º ano do projeto uva que começou em 2007 e com grande resultado já na atividade com cantinas sendo construídas e produtores tendo êxito no comércio e na produção de uva graças a tecnologia prometida desde o início e hoje se configura aí em um grande avanço em que a pesquisa e extensão estarão juntos discutindo os rumos em um projeto para o Paraná e Palmeira vira referência. Como sempre coloquei Palmeira deveria virar referência e então o município vira também referência nesse trabalho no estado”, destacou Ramos.
Segundo ele, o grupo teve início em abril e seu principal objetivo, portanto é o desenvolvimento da viticultura no Paraná.
Foto: Divulgação
Notícias Relacionadas
Cafpal recebe R$ 429 mil para construção de sede própria em Palmeira
A Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira (Cafpal) recebeu recentemente um repasse de R$ 429 mil da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) para a construção de sua sede própria. O valor foi aprovado por meio de Leia Mais
Agricultor Roberto Gurski fala sobre a repercussão da matéria no Globo Rural
Após a exibição de uma reportagem especial no programa Globo Rural sobre atividades desenvolvidas em uma propriedade familiar de Palmeira, o agricultor Roberto Gurski, conhecido como “Beto do Feijão”, compartilhou a repercussão positiva que a matéria trouxe para seu Leia Mais