Unidade móvel realiza cursos para cerca de 200 alunos na Praça da Matriz
Uma grande estrutura para a realização de cursos foi montada na Praça Marechal Floriano Peixoto, através de parceria entre a Prefeitura de Palmeira, através da Secretaria de Indústria e Comércio, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). São três carretas, com cursos de panificação, manutenção de motocicletas e manutenção mecânica industrial, e três containers, com curso de costura, banheiros e secretaria.
As unidades móveis são totalmente customizadas com mobiliários e equipamentos necessários para cada tipo de curso, projetadas para serem um ambiente propício para o aprendizado e a prática de uma determinada ocupação.
De acordo com o secretário municipal de Indústria e Comércio, Jaudeth Hajar, a realização destes cursos é benéfica para o município. “Buscamos levar a qualificação para o maior número possível de cidadãos. Geramos possibilidades de capacitação sem custos para o público aprimorar a mão de obra oferecida em Palmeira. Desta forma temos um retorno positivo para o município e para as pessoas em busca de empregos”, disse.
Ezequiel Carneiro, diretor de Indústria e Comércio, também destacou o efeito positivo dos cursos no preenchimento de vagas de emprego no município. “A Secretaria realizou um grande esforço para trazer a escola móvel do Senai para Palmeira. Sabemos que assim que concluírem os cursos, os alunos terão uma mão de obra mais qualificada e isso será um grande auxílio para que os mesmos conquistem suas vagas no mercado de trabalho”, relatou.
Cursos
As primeiras aulas acontecem na próxima segunda-feira (2). Neste dia iniciam as aulas dos cursos de Manutenção Mecânica Industrial e de duas turmas de Atualização em Corte e Costura. No dia 17 começam as aulas da primeira turma de Técnicas de Panificação e Confeitaria, Fabricação de Bolos e Pães Naturais e Integrais e duas turmas de Noções de Mecânica de Motocicletas. No dia 2 de outubro terão início turmas de Técnicas de Panificação e Confeitaria e Fabricação de Bolos e Pães Naturais e Integrais.
Cada turma é composta por 20 alunos e as aulas acontecem de segunda-feira a sexta-feira, divididas em períodos da tarde e da noite.
Inscrições
As inscrições para os cursos estavam abertas durante o mês de agosto na unidade do Senai de Palmeira, porém já estão esgotadas. Interessados em colocar seus nomes na lista de espera podem ir até a unidade do Senai, localizada na PR 151, com seus documentos pessoais. Para todos os cursos é necessário ter idade mínima de 16 anos e a escolaridade mínima exigida é ensino fundamental incompleto.
Fotos: Bruna Camargo
Notícias Relacionadas
RPPS de Palmeira abre processo seletivo para contratação de estagiário
O Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Palmeira anunciou a abertura de um processo seletivo para a contratação de estagiários. As vagas são destinadas a estudantes de nível médio, profissional ou superior, matriculados em instituições reconhecidas pelo Ministério Leia Mais
Caged de setembro mostra saldo positivo em criação de empregos em Palmeira
Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, 247.818 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos em setembro. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões. Nos nove Leia Mais
Klabin abre vagas em Palmeira, no Paraná
As oportunidades são para atuar na operação de máquinas florestais A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, está com vagas abertas para operação de processos florestais, em Palmeira, no Paraná. Os candidatos devem possuir Ensino Médio Leia Mais