Paraná tem sete casos confirmados de Sarampo

A secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) informa que até ontem (29), sete casos de sarampo foram confirmados no Estado, todos importados. Em seis casos os pacientes passaram pelo estado de São Paulo e um deles por Santa Catarina. Além das confirmações, 47 casos notificados estão em investigação e monitoramento e 11 já foram descartados pela Sesa. No total foram notificados 65 casos desde o fim de julho.
O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.
Os sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaléia, indisposição e diarréia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas.
A vacina contra o sarampo é gratuita e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e está disponível em todas as unidades de saúde dos municípios paranaenses.
Foto: Agência Estadual de Notícias
Notícias Relacionadas
Mesmo com a queda da temperatura, Palmeira ainda registra casos de dengue
Apesar da queda nas temperaturas, Palmeira segue registrando casos de dengue. Em uma semana, o número de confirmações subiu de 56 para 61 — cinco novos casos. O boletim epidemiológico divulgado ontem (17) pela Secretaria Estadual de Saúde aponta Leia Mais
Palmeira confirma óbito por H1N1 e registra aumento nos casos de síndromes respiratórias graves
O município de Palmeira confirmou um óbito por Influenza A (H1N1), conforme boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (11). Ao todo, foram registrados dois casos da doença. O boletim também Leia Mais