APAE realiza mais uma edição da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Nesta quarta-feira (21) aconteceu a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 promovida pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmeira. Pela manhã, na sede da entidade foi realizado café para empresários parceiros da APAE.
Michele de Freitas Kapp e Maikel Maidl, diretores auxiliares instituição participaram do Noticiário P7 da Rádio Ipiranga falando sobre a programação e a importância das atividades. “Um movimento bastante importante para todas as APAEs do Brasil, um momento que todas elas se organizam para informar e conscientizar a sociedade em relação as dificuldades e as oportunidades das pessoas com deficiência. Um momento também para comunicarmos um pouquinho do nosso dia a dia, da nossa rotina, para expressar a arte e o talento dos nossos alunos. Além de agradecer o envolvimento e comprometimento da nossa comunidade junto ao atendimento que nós prestamos às pessoas com deficiência no nosso município”, destacou Michele.
Tema
“Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação de políticas públicas”, é o tema deste ano. Para a diretora auxiliar, o objetivo é abordar a autonomia dos alunos. “A pessoa com deficiência tem que ser protagonista da sua própria vida, têm direitos e deve ter a oportunidade de desenvolver sua autonomia para poder viver como cidadão. As famílias também precisam ter esse apoio, essa proteção e uma rede de assistência. Porque é muito difícil a vida com uma pessoa com deficiência. E as famílias têm que ter essa consciência dos direitos e da luta que ela vai ter que ter durante a vida para desenvolver ao máximo o seu filho”, destacou ela.
APAE de Palmeira
A instituição possui três áreas de atuação: educação, assistência social e saúde, prestando assim todo atendimento necessário a cerca de 200 alunos e suas famílias. “A APAE de Palmeira tem uma estrutura física maravilhosa, mas a gente sempre diz que o que faz a diferença no atendimento da pessoa com deficiência na nossa cidade é a estrutura humana. Nós temos o privilégio de ter uma equipe realmente dedicada que ama o que faz e quando se ama o que faz, fazemos bem feito, fazemos o melhor. E sempre lembramos que eles merecem o melhor. Merecem todas as oportunidades, todo potencial de desenvolvimento então é para isso que a gente trabalha”, afirmou ela.
O atendimento individualizado, preocupado com as demandas de cada aluno também é uma característica da APAE. “Uma escola para cada aluno, um olhar específico para necessidade de cada um e isso a gente deve realmente a dedicação, persistência, estudo de todos os profissionais que trabalham na APAE”, explicou Michele.
Dos cerca de 200 alunos, consequentemente suas famílias são atendidas também. “Sempre dizemos que temos uma demanda de 600 atendimentos em média. Porque atendemos o aluno e sua família na área da assistência social e saúde”, contou ela.
São em média 300 refeições diárias (café da manhã, almoço e café da tarde) e cinco refeições por dia para estudantes da Educação Infantil.
Confira a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019:
21/8 Manhã Abertura Oficial da Semana e Café SolidariApae
Tarde Show com a dupla Tony e Oliver
22/08- Manhã – Cinema com pipoca
Tarde- Missa (13h30)
23/08- Viagem e visitação ao Aquário de Paranaguá
26/08- Manhã- Momento Espiritual com a Casa de Oração Salluz
Lançamento do Livro “Histórias Misteriosas da APAE”.
27/08- I Zoo Apae- Exposição de Animais.
28/08- Workshop sobre o Transtorno do Espectro Autista
Fotos: Divulgação
Notícias Relacionadas
Palmeira recebe o Selo Ouro do compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Palmeira foi reconhecida com o Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma iniciativa do Governo Federal que valoriza boas práticas desenvolvidas por secretarias de educação estaduais, municipais e distritais. O prêmio é resultado do esforço conjunto entre a Leia Mais
UEPG orienta candidatos sobre provas do Vestibular neste domingo (08)
A Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), divulgou orientações aos candidatos que farão a prova do Vestibular neste domingo (08). Os 8.177 inscritos vão disputar as 1.171 vagas, com provas nas Leia Mais