INSS quer digitalizar serviço de prova de vida
O INSS quer digitalizar o processo de prova de vida. Para isso, entre os meses de agosto e setembro, será testado um sistema de autenticação via reconhecimento facial para a comprovação de vida do aposentado.
Tudo poderá ser feito pela câmera de um celular. De acordo com a previdência, o sistema começará a ser testado em 10 municípios de diferentes regiões do país e o INSS vai utilizar uma base de dados do Governo Federal e de alguns bancos que já operam com reconhecimento facial e biometria.
Hoje, para fazer a prova de vida é preciso ir ao banco pagador do benefício. Quem não pode se locomover ou tem mais de 80 anos pode agendar uma visita para fazer o procedimento em casa. O INSS informou que mesmo nessa fase de testes, a prova de vida feita pessoalmente continuará valendo em todo país.
Foto: Reprodução
Notícias Relacionadas
Detran-PR alerta para golpe com mensagens falsas referentes à suspensão da CNH
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alerta os condutores sobre um novo golpe a motoristas em diferentes estados. Golpistas estão enviando falsas mensagens de texto por SMS, WhatsApp e e-mails, imitando notificações oficiais dos Detrans, que informam que Leia Mais