Ordenação diaconal de Miguel Simon acontece neste domingo (28)

Ordenação diaconal de Miguel Simon acontece neste domingo (28)

Publicado em: 22 jul, 2019 às 15:23

Neste domingo (28) acontece a ordenação diaconal de Miguel Simon em Pinhais, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança, às 15h.
O paroquiano completa 47 anos neste sábado (27) um dia antes da celebração que será presidida pelo Arcebispo Dom José Antônio Peruzzo.
Miguel é pai três filhos (dois rapazes e uma jovem) e tanto ele como sua esposa sempre moraram em Paiol do Fundo. A subsistência da família vem através de atividades agropecuárias, como fumo, soja, milho, criação de vacas de leite, entre outros.

Vocação
Para Simon, sua vocação surgiu ainda na adolescência, quando tinha 12 anos e estudou no Seminário São José. “Estudei dois lá apenas, mas voltando do Seminário como é uma comunidade pequena, sempre se está precisando de um catequista, atividades no grupo de jovens, você sempre está em alguma pastoral. Trabalhei na catequese com minha esposa, pastoral familiar, como ministro por muitos anos”, contou ele.
O paroquiano contou que sempre teve curiosidade para saber como funcionava a Escola Diaconal e após uma missa em Colônia Maciel perguntou para Padre Osni Pavão dos Anjos, então pároco em Palmeira sobre esta preparação.  “Ele tinha acabado de tirar a túnica e falou ‘Estou até arrepiado’.  Contou que escolheram seis candidatos e foram conversar com esse pessoal , na casa deles e ninguém quis ir e me falou  ‘Acabei de fazer isso na semana passada e agora você vem me perguntar ’. Na verdade queria falar com ele porque achava que não me encaixaria por ter só a 8ª série e sabia que lá é um pouco puxado”.
Segundo Miguel, em poucos dias ele estava com o Manual do Diácono Permanente em mãos se preparando para a prova de admissão.

Preparação para diaconato
Foram três anos de estudo na Escola Diaconal no Seminário São José. As atividades aconteciam nos fim de semanas a cada 15 dias. As aulas iniciavam na sexta-feira de noite, no sábado aconteciam em três períodos e no domingo pela manhã.
Os desafios desse período foram lembrados pelo futuro Diácono. “Nós éramos em 12, tinha engenheiro, médico, caminhoneiro, pedreiro, todas as profissões. Mas pensei ‘não vou conseguir dar conta porque é muito puxado’. No final do primeiro dia de aula o professor deixou uma lista queria que colocasse o e-mail e nessa época nem tinha internet lá em casa”, contou Miguel.
No primeiro fim de semana de aulas, o apoio dos companheiros de turma foi essencial para continuar este caminho. “No domingo de tarde falei para os meus colegas não sei se vou continuar porque é difícil né? Estou correndo atrás e vendo vocês lá na frente. Mas o pessoal me abraçou e disse que iam me ajudar e que daria tudo certo”, contou o paroquiano.
Outro ponto destacado por ele, o incentivo e compreensão da família para seguir os estudos. “Depois fui conseguindo acompanhar, com dedicação e apoio da família porque na lavoura é pesado. Quando ia na sexta-feira lá por 3, 4 horas da tarde já tinha que parar tudo que estava fazendo”, relatou Simon.
Além das 20 horas de aula nos fins de semana, ele tinha os trabalhos para fazer em casa. “Todo dia de noite tinha que estar estudando, ralando, fazendo as tarefas para chegar lá com material pronto”, contou Miguel.

Confiança em Deus
Ao olhar pelo caminho percorrido e a poucos dias da ordenação, o paroquiano falou sobre a gratidão que sente. Ele também destacou a importância da sua fé para ouvir este chamado. “É muito gratificante porque no começo achava que não ia conseguir por não ter um estudo para estar no nível dos meus colegas, mas nos esquecemos do principal né? Que se colocar Deus na frente e pedir ajuda ao Espírito Santo é impressionante. Porque com Deus  você faz coisas que não acredita”, relatou o futuro diácono.

Ordenação
De acordo com Miguel, serão oito leigos de nossa Arquidiocese ordenados, os demais pertencem a Diocese de São José dos Pinhais e a Celebração acontecerá em outro momento. O lema escolhido por Simon é “Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve (Lc 22,27)”.
Segundo ele, a igreja em que acontece a ordenação tem capacidade para 2.000 pessoas A Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança está localizada na Avenida Camilo Di Lellis, 970, em Pinhais. Toda comunidade palmeirense está convidada a participar da Celebração.
Segundo Simon, ele estará na Festa das Pedras no domingo, dia 4 de agosto como diácono de nossa Paróquia.

Fotos: Bruna Camargo e Divulgação