Tudo começa com o Batismo
O principal Sacramento que vai inserir uma nova vida na igreja é o Batismo. Ele é o primeiro dos sete Sacramentos que receberemos em nossa caminhada de cristão, mas sem o Batismo, nada acontece.
O Sacramento do Batismo
De acordo com o material disponível pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Palmeira, qualquer pessoa ainda não batizada pode receber o Sacramento do Batismo, podendo ser adulto ou criança. O Batismo das crianças se dá por elas terem nascido com o pecado original, precisam ser libertas e transferidas para o reino da liberdade dos filhos de Deus.
Crianças a partir dos nove anos devem participar da iniciação na catequese (dois anos), depois serão batizadas e, em seguida, recebem a Comunhão Eucarística. Se adultos, deverão fazer a iniciação cristã de adultos (catequese de adultos).
Até mesmo filhos de mães ou pais solteiros podem receber o Sacramento. Recentemente o Papa Francisco reforçou que toda criança tem o direito ao batismo. A norma da igreja é que os pais sejam casados, mas entende que a criança deve ser acolhida, mesmo que os pais sejam separados ou que a mãe seja solteira.
O Rito do Batismo
O rito pode ser feito pelo Bispo, Padre ou Diácono. Em caso de urgência, um cristão que tenha a intenção exigida, pode batizar utilizando a fórmula trinitária, ou seja, Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e a matéria – Água. Neste caso, deve-se informar o pároco para que o batismo seja registrado na Paróquia e para que se administre o restante da cerimônia batismal.
Requisitos para ser Padrinho – Madrinha
Para a igreja, na ausência dos pais os padrinhos devem ocupar este papel e instruir a criança nos conceitos da fé católica. São necessários dois – um padrinho e uma madrinha. A pessoa escolhida pelo batizado (quando adulto) ou por seus pais (quando criança) deve ter completado 16 anos de idade, ser católico e crismado. O candidato deve ter uma vida de acordo com a fé Católica, se for solteiro, que não tenha vínculo de união estável, ou então deve ser casado na igreja.
Os padrinhos assumem a função de ajudar o batizado a ter uma vida de acordo com a Igreja Católica, bem como no desenvolvimento espiritual: catequese, primeira comunhão, crisma e casamento. Os padrinhos realizam o juramento de que irão cuidar por toda a vida do bem espiritual do batizado.Só é possível ser padrinho ou madrinha se for católico, porque, se os pais estão pedindo o batismo na Igreja Católica, é necessário que os padrinhos professem a fé Católica.
Curso para batizar
A preparação dos pais e padrinhos que irão batizar acontece pelos agentes da pastoral do batismo que se dispõem a realizar o curso nas 49 capelas pertencentes à Paróquia Nossa Senhora da Conceição. São três encontros: Relação que estabelecemos com Deus, por meio do Batismo; Relação que estabelecemos com Jesus e com a Igreja, por meio do Batismo; e Fortalecimento da fé dos pais e padrinhos.
O Batismo exige uma consciente preparação. É recomendado que, tão logo o casal tome conhecimento da gravidez, procure se informar sobre o curso de batismo e escolher com antecedência os padrinhos, para que não haja imprevistos quando a criança nascer e possa ser logo batizada.
Qualquer informação pode ser consultada em sua comunidade através dos agentes da Pastoral do Batismo ou mesmo na secretaria da paróquia, Praça Marechal Floriano Peixoto, 112 ou através do telefone 3252 1276.
Notícias Relacionadas
Com o tema 'Grandioso és Tu, Senhor Deus', Festa da Padroeira 2024 se aproxima
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Palmeira se prepara para celebrar a Festa da Padroeira com o tema “Grandioso és Tu, Senhor Deus” (2 Sm 7,22). A festa, que une as 48 comunidades da paróquia, será marcada por Leia Mais