Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves completa 72 anos de história

Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves completa 72 anos de história

Publicado em: 26 abr, 2019 às 14:30

Considerado um dos mais antigos e importantes pela Secretaria Estadual do Paraná, o Colégio Estadual  Dom Alberto Gonçalves (CEDAG)  completa nesta quinta-feira (26) 72 anos.
Com uma estrutura de 10 mil metros quadrados, o CEDAG possui atualmente 75 professores e 25 funcionários, cerca de 1100 alunos e oferece os cursos de Ensino Fundamental, Ensino Médio, Administração Integrado ao Médio e Formação de Docentes Integrado ao Médio.
Nos mais de 70 anos de história, 22 diretores atuaram no Colégio Alberto. A instituição de ensino surgiu no dia 26 de Abril de 1947, pelo Decreto Municipal 02 com o nome de Ginásio Municipal de Palmeira. Esse decreto foi assinado pelo Prefeito em Comissão Júlio André Gumy, transcrito pelo escrivão Wenceslau Czap. O curso Ginasial implantado era de quatro anos conforme determinação de Lei Federal nº 4244 de 9/4/1942 no Governo de Getúlio Vargas.
Em 19 de Dezembro de 1949 pelo Decreto nº 9247, o patrimônio do ginásio passou para ao Governo do Estado e assim recebendo a denominação de Ginásio  Estadual de Palmeira.
Através de outro decreto, nº 6789 , no dia 19 de setembro de 1952, o CEDAG passou a se chamar Ginásio Estadual D. Alberto Gonçalves recebendo o nome do ilustre palmeirense, nascido em 20 de junho de 1859 que foi o primeiro paraense a ser consagrado bispo.
A atual Diretoria o CEDAG conta com Livingston Gracia e com a Diretora Auxiliar Veruska Albuquerque. O Diretor destacou a alegria em ser hoje o diretor do CEDAG neste momento de festividades do segundo centenário do município. “É um momento muito marcante da história do Colégio. O Dom Alberto Gonçalves é uma instituição de ensino que durante os anos vem formando cidadãos palmeirenses, colocando e inserindo no mercado de trabalho através dos nossos cursos técnicos. Temos um número de aprovação muito grande nos vestibulares, isso nos deixa muito felizes. E estar a frente do Colégio nessa data nos deixa contente em proporcionar para os nossos alunos uma educação de qualidade pode fazer com que o Colégio tenha uma evolução em sua parte estrutural, temos o Colégio com bastante reforma. A parte externa está toda pintada, tivemos a reforma da cozinha e a parte técnica para nossos professores e alunos utilizarem está sempre renovada. Mas o sonho continua, sonho de fazer uma escolha melhor e mais atuante para todos nossos alunos e professores”, destacou Livingston.

Foto: Elder Scolimoski