Momento Cívico abre as comemorações do bicentenário de Palmeira
Marcando o início as comemorações alusivas aos 200 anos de Palmeira, aconteceu nesta manhã (1°) momento cívico, na Praça Marechal Floriano Peixoto. A solenidade teve a presença de autoridades de diversos segmentos da sociedade civil, além de representantes de instituições de ensino e população em geral.
Entre os momentos de destaque do evento, estudantes do Colégio Realeza entraram com quadros dos ex-prefeitos do município. A presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira (IHGP) realizou um discurso em que destacou a fé inabalável do povo palmeirense, bem como os diferentes povos que cultivaram o legado de Palmeira. Os presentes também foram convidados a um momento de silêncio pelo falecimento de José Casemiro Wansowicz, o diácono Zuza, que de diferentes formas tanto contribui para esta história.
Os pavilhões de Palmeira, do Paraná e do Brasil foram conduzidos inicialmente pelos militares do Exército e entregues para professoras, integrantes do grupo dos escoteiros, crianças, jovens, representantes do Instituto Histórico, do Exército, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
As bandeiras foram repassadas para o Prefeito Edir Havrechaki, a Juíza da Comarca Cláudia Sanini Ponich Bosco e ao Presidente do Legislativo, Vereador Domingos Everaldo Kuhn. A Fanfarra do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves e o Coral Esperança Viva, da Escola do Campo Ida Albach, executaram o Hino à Palmeira.
Antonio Carlos Nervino, que é Promotor de Justiça representante do Ministério Público em Palmeira há 20 anos, destacou a importância das comemorações para ressaltar o papel das pessoas que constroem a história do município.
O Prefeito Edir Havrechaki comentou sobre a expectativa e a satisfação em comemorar os 200 anos da Cidade Clima do Brasil.
A importância histórica e econômica de Palmeira também foi destacada pelo Prefeito. Na ocasião, ele aproveitou para convidar a população a participar das festividades, em especial neste domingo, 7 de abril, aniversário da cidade.
Para o Capitão Wilson de Paula Lessa, comandante da 2ª Cia de Suprimentos de Palmeira, é um orgulho para o Exército Brasileiro contribuir com a formação dos jovens do município.
Capitão Lessa estará comandando pessoalmente o pavilhão dos Exército para o desfile 7 de abril. Ele adiantou para nossa reportagem o número de militares e viaturas que irão participar desta solenidade.
A Rádio Ipiranga fará a transmissão do Desfile Cívico Militar no domingo, dia 07 de abril a partir das 8 horas, na Rua XV de Novembro. Além da cobertura ao vivo, os ouvintes poderão acompanhar fotos e vídeos da solenidade através do Facebook da Rádio Ipiranga.
Clique aqui e confira a galeria de fotos do Momento Cívico deste dia 1º de abril de 2019.
Por Bruna Camargo
Fotos: Elder Scolimoski
Notícias Relacionadas
Última Apresentação da Peça 'Retrovisor' acontece nesta noite (24)
Hoje, 24 de outubro, a Cia Impacto em Cena apresenta a última exibição de sua aclamada peça “Retrovisor”, que celebra os icônicos anos 80. O espetáculo, que combina música ao vivo, dança e interpretação, ocorrerá às 19h30 no Cine Leia Mais