Witmarsum recebe curso gratuito de auxiliar de panificação, pães artesanais e confeitaria

Witmarsum recebe curso gratuito de auxiliar de panificação, pães artesanais e confeitaria

Publicado em: 12 set, 2019 às 16:45

Cerca de 40 alunos estão realizando o curso de auxiliar de panificação, pães artesanais e confeitaria, na Colônia Witmarsum. A capacitação é oferecida pela Prefeitura de Palmeira, através da Secretaria de Indústria e Comércio, em parceria coma Câmara de Vereadores e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Durante o curso os alunos aprendem a preparar e gerir a produção de diferentes tipos de pães, bolos, bolachas e biscoitos, além de conhecimentos sobre matérias-primas, equipamentos e ferramentas de panificação.
De acordo com Jaudeth Ramos Hajar, secretário de Indústria e Comércio, o curso supre uma demanda que havia na cidade. “A Secretaria já havia recebido diversos pedidos através da população para a realização de cursos voltados à panificação e confeitaria, visto que é uma área que emprega muitas pessoas em nosso município. Por estes motivos vimos que era uma grande oportunidade oferecer estes cursos e colaborar na qualificação profissional de nossos munícipes”, disse.
Ezequiel Carneiro, diretor de Indústria e Comércio, destaca que, “especialmente na região de Witmarsum, a panificação e a confeitaria são áreas que geram muitas oportunidades de emprego, visto o grande número de estabelecimentos comerciais do ramo. Era necessário oferecer essa qualificação aos moradores de lá e das proximidades”, comentou.
Os alunos estão divididos em duas turmas, uma com aulas no período da tarde e outra durante a noite, em cozinha cedida pela Igreja Irmãos Menonita. Até o dia 2 de outubro, data de encerramento do curso, eles terão que cumprir a carga horária de 80 horas, ministradas pelo professor Moisés Giebeluka e pelo chef Ademar Petschow.
“No dia do encerramento vamos apresentar todo o trabalho de produção que fizemos durante o curso. As turmas estão desenvolvendo as atividades muito bem, assimilando a parte teórica e a prática. Tenho certeza que eles serão profissionais ainda mais qualificados quando concluírem o curso”, destacou Giebeluka.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Palmeira