Taxa de lixo será cobrada com IPTU 2019

Taxa de lixo será cobrada com IPTU 2019

Publicado em: 27 fev, 2019 às 14:19

Neste ano taxa de lixo não será mais cobrada junto com a tarifa de água como anunciado anteriormente. Segundo Eloir José Voichicoski, Secretário de Finanças do município informou essa alteração acontecerá em 2020. “Na verdade nós tínhamos aprovado a lei aonde nós iríamos levar a taxa da coleta de lixo em uma parceria com a Sanepar para cobrança mensal em uma conta de água. Mas em função da assinatura do contrato geral com a Sanepar que tem alguns detalhes a serem acertados e em função destes prazos, neste ano nós mantemos a taxa de coleta do lixo no IPTU, como nos outros anos”, informou Voichicoski.
O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2019 teve pagamento para abril. Segundo o secretário a escolha desse período aconteceu para não coincidir com as despesas típicas de início de ano, como IPVA, material escolar, estre outros. Assim, os contribuintes podem fazer o parcelamento do IPTU em 9 vezes com primeira parcela para 10 de abril ou nesta mesma data fazer o pagamento à vista, com 5% de desconto.
Os carnês podem ser impressos no site da  Prefeitura a partir do dia 10 de março. As pessoas também podem ir à Secretaria de Finanças para solicitar a impressão. Para este procedimento é preciso o número do cadastro que consta no carnê do ano passado e o CPF do contribuinte.
Em entrevista ao Noticiário P7 da Rádio Ipiranga, Eloir também destacou a importância do IPTU que se constitui como uma das principais fontes de receita de tributos municipais. Com isso, o município tem maior capacidade de investimento e efetivação em melhorias. Além disso, o pagamento em dia também evita multas e juro.
Ano passado, foi aprovada a lei que permite o parcelamento da dívida, tributária e não tributária em 60 vezes. “Então aqueles que têm pendência com o município que venham à Secretaria de Finanças que fazemos uma simulação e podemos fazer esse parcelamento em 60 vezes. Isso é importante para o município e é importante para o contribuinte. Porque viabiliza, já que às vezes a pessoa não tem condição de pagar todo esse valor da dívida, mas no parcelamento acaba ficando parcelas pequenas e a pessoa consegue retirar essa pendência”, falou Eloir.
De acordo com o Secretário, as pessoas que não pagaram o IPTU de 2018 estão recebendo uma notificação pessoalmente do setor responsável por esse tributo. A partir deste prazo estipulado, seguirá para dívida ativa como determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Por Bruna Camargo