Segunda fase da vacinação contra Sarampo começa nesta segunda-feira (18)

Segunda fase da vacinação contra Sarampo começa nesta segunda-feira (18)

Publicado em: 18 nov, 2019 às 14:10

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18) em todo o país. As pessoas, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, são o alvo desta etapa.
Uma estimativa do Ministério da Saúde, disponível no Boletim Epidemiológico nº 34, mostra que 783.501 jovens paranaenses possivelmente não estão vacinados contra o sarampo. A vacina contra o sarampo está disponível gratuitamente o ano todo nas unidades básicas de saúde.
No Paraná, entre os 368 casos confirmados na última semana, 195 estão na faixa de idade entre 20 e 29 anos, conforme o informe divulgado na quinta-feira (14).
A primeira etapa de vacinação foi para crianças de seis meses e cinco anos incompletos, que são mais vulneráveis às complicações do sarampo. Esta segunda etapa é de suma importância para interromper a cadeia de transmissão da sarampo para reduzir o risco da doença e imunizar não vacinados ou com esquema incompleto para o sarampo.
A doença é totalmente evitável com duas doses da vacina, que é segura e altamente eficaz. Altas taxas de cobertura vacinal — ou seja, 95% no país e dentro das comunidades — são necessárias para garantir que o sarampo não seja contido.

Foto: Agência Estadual de Notícias

Publicidade

Farmácia Santo Antonio