Secretária de Saúde participa de entrevista na Rádio Ipiranga

Secretária de Saúde participa de entrevista na Rádio Ipiranga

Publicado em: 14 jan, 2019 às 15:04

Hoje (14)  a entrevista do dia, do Noticiário P-7, foi com Fabiani Bach Czelusniak, Secretaria Municipal de Saúde. Ela destacou que esta pasta é de suma importância para os munícipes, uma vez que impacta diretamente todas as pessoas, tanto da cidade como do interior. Para evidenciar essa relevância, a Secretária abordou sobre vacinação, em que todas as pessoas, independente de faixa etária ou condição social possuem este direito garantido. Fabiani informou que todas as metas de vacinação estão acima de 100%. “Em 2017 já atingimos as metas, foi um número bem importante, mas agora em 2018 foi sensacional. Elogio a rede de imunização, todas as enfermeiras e equipes que trabalharam intensamente com isso. E peço desculpas à comunidade se em algum momento teve algum desconforto pelas filas”, disse a Secretaria, que também adianta que as metas devem ser revistas, devido altos números registrados.

Ainda sobre a vacinação, Fabiani comentou que considera um grande avanço a exigência da atualização vacinal dos estudantes para realização das matrículas. “Tinha muitas crianças com problema de vacina atrasada e essa exigência fez com que os pais fossem responsabilizados e colocassem as vacinas em dia” pontuou Czlusniak.

Em relação ao ano que passou, a Secretaria relatou durante a entrevista que foi um ano turbulento e que o orçamento precisou ser reorganizado, isso porque novas unidades foram abertas, além da necessidade de equipá-las e muitos serviços que tinham que estar se adequando conforme os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado.

Além de alto custo com a aquisição de equipamentos e materiais, Fabiani também citou o quadro de profissionais também foi ampliado, além da contratação de médicos que deixaram o município com o fim do programa  Mais Médicos. “Estamos contando com quatro, sem dois que não foi feito a reposição e tivemos que contratar pela Prefeitura, um custo a mais e sem a contrapartida do Governo Federal”, contou Fabiani.  Segundo ela, dos R$ 23 milhões gastos no setor, R$ 14 milhões são destinados a folha de pagamento.

A Secretaria adiantou que para este ano, o objetivo é investir na melhor qualidade de atendimento à comunidade. “Iniciamos 2019 com as unidades atendendo as expectativas no que diz respeito a estrutura e equipamento de materiais. Nossa meta para este ano é trabalhar somente com a questão de recursos humanos, com a gestão de pessoal, trabalhar para que os servidores atuem nos locais que estão, satisfeitos e felizes e assim prestar o melhor atendimento a população”, destacou Czlusniak.

Sobre as mudanças a serem aplicadas nas unidades de saúde, ela citou a questão do horário. Ela explicou que atualmente os profissionais batem o ponto na Secretaria às 8h, porém até o deslocamento em unidades da área rural, por exemplo, o atendimento inicia após às 9h. “São coisas que precisamos estar discutindo para estar mudando”, afirmou Fabiani.

Nova unidade

Duas unidades de saúde do município estão com ordem de serviço.  Na localidade Vieiras um prédio novo, no mesmo modelo de Queimadas e Guarauninha será construído. E a unidade de Santa Rosa passará por reforma, com duração de seis meses de execução. As obras aguardam repasse de verba do Governo Federal.

Van para pessoas especiais

A conquista da van adaptada  para o município também foi abordada durante a entrevista. Fabiani adiantou que o Deputado Federal Aliel Machado, que conseguiu esta emenda para o município deve estar amanhã (15)   a tarde no município para a entrega oficial do automóvel. Atualmente, segundo a Secretaria Palmeira dispõe de quatro ambulâncias. “Não são todas em ótimas condições, infelizmente. Mas recebemos recursos do Governo Federal e já foi concluída aquisição de duas ambulâncias, estamos no aguardo da empresa entregar”, adiantou Czlusniak.

UTI Móvel

Sobre a UTI Móvel para o município ela informou que será aberto o terceiro edital para aquisição deste veículo. Nos dois primeiros, não houve procura das empresas em conformidade com os prazos estabelecidos.

A Secretaria finalizou a entrevista com dados sobre o orçamento total investido em saúdo no último ano. A Prefeitura tem a obrigatoriedade de investir 15%   da arrecadação do município nesta área e em 2018 a média foi de 23%. “Então investimos 8%   a mais em saúde, dando acesso a medicação, exames, tudo que a população precisa. Espero que em 2019 a gente continue nessa mesma linha e alcançar ainda mais a satisfação dos usuários do SUS”, concluiu Fabiani.

Foto:  Elder Scolimoski