Rádio Ipiranga – 71 anos: presente em todos os momentos

Rádio Ipiranga – 71 anos: presente em todos os momentos

Publicado em: 21 maio, 2019 às 11:42

“Em casa, no carro, na rua, em qualquer lugar. Tem sempre um rádio ligado, sintonizado está – na Rádio Ipiranga, a melhor da região, fazendo com muito carinho a nossa programação…”, a letra musicada por Deluccas e Lucian, em homenagem ao aniversário da emissora no ano de 2009, é a mais pura verdade registrada pelos nossos queridos ouvintes há mais de sete décadas. Hoje, 21 de maio de 2019, a emissora comemora 71 anos no ar.
Ao recordar a trajetória da emissora, Luiz Gastão Gumi citou no “Visões do Passado”, o marco do trabalho radiofônico na cidade. “Em 21 de maio de 1948, entrava no ar a ZYP-7, Rádio Ipiranga de Palmeira, com estúdios na Rua Coronel Vida quase esquina com a Rua Jesuíno Marcondes, em que a emissora pertencia aos sócios da empresa Emilio Malucelli & Irmãos, Senhores Emilio, Vicente, Marqueto e Benjamim Malucelli. Após um período passou a operar ao lado da Câmara Municipal, depois mudou para a Rua Conceição em frente ao Correios. A Ipiranga também esteve ao lado da Prefeitura Municipal, Igreja Matriz  e posteriormente transferiu-se para o atual endereço, Praça Marechal Floriano Peixoto, 108”, conta Gumy.
O desenvolvimento nos últimos anos caminhou em passos largos e a Ipiranga acompanhou todo este processo. Um grande avanço foi a inserção dos computadores, momento em que os operadores deixam de trabalhar com fitas e discos e passam executar a programação informatizada. Tudo acelerou e chegou o anúncio da migração da Ipiranga AM para FM, muitos não acreditaram, mas hoje ela é realidade.

Ao marcar dois séculos de história oficial no calendário da vida, a cidade ganhou uma emissora de rádio comercial em Frequência Modulada (FM). Foi árduo o trabalho de todos os funcionários e diretores da emissora, para que no dia 18 de março de 2019, entrasse no ar a programação da 91,7 FM. A rádio que esteve 70 anos, dois meses e 11 dias atuando em Amplitude Modulada (AM 1550), virou a página da história, mas permanece com o mesmo compromisso e a responsabilidade com a comunicação de Palmeira, iniciada em 1948. Vivemos uma nova fase do rádio, mais dinâmica, interativa e cada vez mais próxima do ouvinte, seguindo a tendência da radiodifusão no Brasil, o que nos difere, é a prioridade que mantemos em transmitir a Palavra de Deus em todos os programas.
O nosso muito obrigado a todos os ouvintes, anunciantes, colegas de trabalho e ex-funcionários, sintam-se todos inseridos nesta história de 71 anos da Rádio Ipiranga, que aqui continuamos caminhando juntos na melhor sintonia.

Fotos: Elder Scolimoski.

Publicidade

Farmácia Santo Antonio