Prefeitura realiza reunião para elaborar medidas de enfrentamento à Covid-19

Prefeitura realiza reunião para elaborar medidas de enfrentamento à Covid-19

Publicado em: 19 jan, 2021 às 11:16

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (18) no Centro de Atendimento ao Cidadão reunião sobre para elaboração de medidas de enfrentamento de contingenciamento da Covid-19.
Estavam presentes o Prefeito Sérgio Belich, Secretário de Saúde Giovatan de Souza Bueno, Ângela Haas Dias e Jean Carlo das Almas da Vigilância em Saúde.
Também participaram alguns comerciantes, representantes de templos religiosos, da Associação Comercial e Empresarial de Palmeira (ACIP), o Comandante da Polícia Militar no município Tenente Rafael Dambros e membros da imprensa local.
A reunião teve início com a explanação do aumento de casos no país, no estado e consequentemente em Palmeira. O Secretário de Saúde, por exemplo, falou do recebimento de um documento que trata sobre a capacidade máxima dos serviços de urgência e emergência (SAMU e hospitais de Ponta Grossa). Segundo informações da Secretaria de Saúde, no último fim de semana os seis leitos do Hospital Santa Casa destinados para tratamento de Covid-19 estavam ocupados.
Desta forma, foi apresentado nesta reunião um decreto que deve ser publicado ainda esta semana para conter o novo coronavírus. Conforme contou o Prefeito, Palmeira recebeu também orientações da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) para enfrentamento da doença. Também foi citado neste encontro que outras cidades estão agindo em conformidade em função do cenário atual.
Bueno destacou que o Prefeito poderia simplesmente assinar o Decreto sem este diálogo, mas optou nesta conversa. Para Belich, esta atitude se dá “em respeito ao comércio”.
O Decreto que ainda está sendo editado terá medidas mais restritivas e com duração de 15 dias, podendo ser renovado após avaliação dos órgãos de saúde. A razão destas novas restrições tem o objetivo principal de coibir as aglomerações. Dados apresentados por Angela, por exemplo, mostram que 75% dos casos do boletim desta segunda-feira (18) são de pessoas com menos de 40 anos.

Algumas das medidas serão:

– Toque de recolher será das 22h às 5h com proibição da venda e consumo de bebidas alcóolicas em vias e espaços públicos. Conforme foi reforçado na reunião, o objetivo do toque de recolher é evitar as aglomerações e tentar reduzir o número de pessoas atendidas no serviço de saúde em decorrência de acidentes de trânsito.

– Suspensão de qualquer evento acima de 20 pessoas e o distanciamento de 2 metros.

– Durante este período de 15 dias não será permitido música ao vivo, apenas som ‘mecânico’.

– Capacidade de 50% em restaurantes, lanchonetes, bares, choperias e afins.

– Estabelecimentos comerciais que não cumprirem as determinações do decreto poderão ser penalizados. A Secretaria de Saúde esclareceu na reunião que o comerciante precisa ser reincidente no descumprimento de mesma natureza para receber a penalidade nesta sequência: com: 1) advertência, 2) multa de R$ 2.500, 3) cassação de alvará.

– Postos de combustíveis poderão ter atendimento normal, mas sem vender bebida alcoólica no horário do toque de recolher.

– Proibido uso o de narguilé em tabacarias, restaurante, espaços e vias públicas. Neste ponto, Angela destacou o grande número de contágio no compartilhamento do narguilé. A mesma determinação é válida no caso de rodas de chimarrão, o objetivo, portanto é evitar o compartilhamento da cuia.

– Campo Society deve funcionar até às 22h.

– O Decreto reforça que é permitida a entrada de crianças acima de 9 anos em mercados e em comércios como loja de roupa infantil, de brinquedos acima de 2 anos ( com a utilização da máscara).

– Seguindo as recomendações dos órgãos da Saúde (uso de máscara, distanciamento e evitar aglomerações) atividades ao ar livre estão permitidas, acima como o funcionamento das academias (com 50% da capacidade).

– Igrejas devem respeitar o toque de recolher, capacidade não deve passar de 50% e as demais medidas (uso de máscara, distanciamento de 2 metros, álcool em gel na entrada) devem continuar sendo seguidas.

Belich pediu que as pessoas assumam papel de fiscalizador e que cada um possa contribuir na luta contra a Covid-19. “É pra gente, para nossa família”, destacou o Prefeito de Palmeira.

Vacinação
Sobre a vacinação da Covid-19 em Palmeira, o Secretário de Saúde adiantou que o município possui 94 profissionais da saúde na linha de frente. “Com certeza vamos receber [doses] para este primeiro momento”, disse Bueno. Ao falar da importância da vacinação e de combater fake news a respeito, o Secretário usou a metáfora: “água é vida, a vacina também é”.

Texto e foto: Bruna Camargo