Prefeito esteve no “Bom dia Palmeira” desta sexta-feira (27)

Prefeito esteve no “Bom dia Palmeira” desta sexta-feira (27)

Publicado em: 27 mar, 2020 às 9:57

O prefeito Edir Havrechaki participou ao vivo do jornal “Bom dia Palmeira” desta sexta-feira (27) apresentado por Bruna Camargo e Elder Scolimoski.
Durante a entrevista, ele reafirmou que a administração municipal seguirá as determinações do governo estadual. “Estamos falando de uma pandemia mundial, que começou na China, está assolando e devastando alguns países da Europa como Itália e Espanha e temos mais de 100 casos no Paraná. Nós adotamos uma postura de realmente seguir orientações do Ministério da Saúde e da Secretária da Saúde do Estado, afinal de contas são eles que têm as prerrogativas para frearmos o vírus, claro que em conjunto com todos os municípios”, disse Edir.

Comércio
Sobre os questionamentos dos munícipes que pedem pela abertura do comércio, Havrechaki destacou que qualquer mudança neste sentido será após decisão do Governador. “A diretriz sempre foi seguir as recomendações do Governo do Estado e esse vai ser nosso posicionamento neste momento. Agora as pessoas estão pedindo para abrir o comércio, de repente porque o Presidente falou o correto de forma atravessada e as pessoas entendem que está tudo bem e os números indicam que não está tudo bem. Há uma crescente muito grande, não sabemos nada de como isto vai evoluir. Por isso esta quarentena, e desde o início é para ser 15 dias, então esse tempo fecharia na próxima semana. Se o Governador mandar abrir eu também vou mandar abrir, do contrário vamos seguir as recomendações da Secretaria de Saúde”, explicou o Prefeito.
Durante a entrevista, ele destacou a importância destas medidas para manutenção do sistema de saúde. “Temos que manter a serenidade. Temos visto diariamente em telejornais e artigos que o isolamento social é o principal para frear essa pandemia e quando se fala frear não é que ela vai acabar, mas para não ter o famoso pico de muita gente infectada que daí o sistema entra em colapso e não tem condição de atender essas pessoas. Todo mundo vai se infectar, mais hoje, ou amanhã, final de 2020 ou início de 2021, e a pandemia só para quando maior parte da população está infectada, o que é óbvio. As medidas tomadas até agora são para que a curva não se acentue, para que seja gradativa a contaminação e o sistema de saúde tenha condição de receber essas pessoas que fiquem doentes”, afirmou ele.

Economia
Sobre os impactos na economia, o prefeito destaca como o atual cenário afeta também a receita do município. “A preocupação é mundial e a preocupação do prefeito é muito grande. A estimativa da AMCG, estivemos em reunião na segunda-feira (23), é de que nos próximos meses exista uma queda da receita de cerca de 40%, com isso quase que o município entra em colapso”, contou ele.
Durante o “Bom Dia Palmeira”, Edir adiantou que medidas estão sendo planejadas pela administração municipal. “Nós enquanto município também vamos fazer um pacote de medidas tributárias para que possamos auxiliar as pessoas nesse momento, já estamos trabalhando nisso.”, relatou Havrechaki.

Hospital Madre Teresa de Calcutá
O Prefeito contou sobre um processo que está na Justiça para solicitar o local em que existia o Hospital Madre Teresa de Calcutá. A medida busca fazer com que a Prefeitura tenha um espaço para atender pessoas com sintomas do novo coronavírus. “Temos movido pelo Ministério Público um processo de extinção da fundação que tem o prédio onde funcionava o Hospital Madre Teresa. Atravessamos uma petição na segunda-feira (23) requisitando aquele prédio e esperamos uma decisão da justiça para que possamos ter um local exclusivo para tratamento de pessoas com sintomas do covid”, disse o prefeito

Casos em Palmeira
Assim como a Secretária de Saúde Fabiani Bach Czelusniak confirmou à Rádio Ipiranga, Edir também disse que  até esta manhã (27) não há nenhum caso de covi-19 em Palmeira. No entanto, ele lembra sobre a presença do vírus, visto que municípios próximos tiveram a confirmação da doença, ou mesmo casos em investigação. “Não temos casos confirmados, mas o vírus está circulando aqui em Palmeira, podem ter certeza. Estamos a 70 quilômetros de Curitiba, 35 quilômetros de Ponta Grossa, que tem casos confirmados, Campo Largo tem caso confirmado e São João do Triunfo com caso suspeito”, lembrou Havrechaki.

Manifestação
Nesta tarde (27) acontece em várias cidades uma manifestação para reivindicar a abertura do comércio. Em Palmeira, a concentração será na Praça Marechal Floriano Peixoto próximo ao prédio da Prefeitura. “Para quem for ao buzinaço, minha orientação é que passe álcool em gel nas mãos, se higienize, higienize o carro e não saia do carro. Mas faça o buzinaço, acho que é importante as autoridades estaduais saberem desta preocupação econômica que se tem. É uma preocupação minha também, não pensem que não. A prefeitura assim como Estado e a União vão perder receita e vamos ter que se reinventar neste ano de 2020, que por conta desta pandemia que não esperávamos, estou contando como perdido já”, disse o prefeito.

Confira abaixo a entrevista completa:

Foto: Bruna Camargo