Finaliza  hoje (06)  o prazo para quem não votou no primeiro turno justificar a ausência. O procedimento pode ser feito em qualquer cartório eleitoral ou pela internet, através do sistema “Justifica”, no site da Justiça Eleitoral.

Adilson Severino da Silva, chefe do Cartório Eleitoral explicou que o eleitor precisa levar um documento que comprove a ausência. “Na 13ª zona eleitoral que compreende Palmeira e Porto Amazonas, a justificativa para ser apresentada tem que vir com um documento que comprove a impossibilidade da pessoa não estar votando naquele dia, então documento pode ser um atestado médico ou uma passagem, porque após o prazo da justificativa somente acompanhado de um documento, não basta só preencher o formulário e trazer”, informou Adilson.

Caso não seja feita a justificativa, haverá pagamento de multa.  “Quem não puder comprovar a ausência por ir ao Cartório Eleitoral que fazemos a busca e a guia de recolhimento para a pessoa pagar a multa de R$ 3,50. A pessoa traz o comprovante, lançamos no sistema e a pessoa fica tudo regularizado”, ressaltou o chefe do Cartório Eleitoral.

Ao estar com a situação irregular com a Justiça Eleitoral, a pessoa pode ser impedido de tirar passaporte, assumir concurso público, além de outras sanções.

O chefe do cartório também lembrou que é possível justificar após a data estipulada pela Justiça Eleitoral. “Mesmo após o prazo se ela estiver fora do país ela pode vir trazendo passaporte, outro documento. E mesmo aqui no Brasil havendo uma impossibilidade que a pessoa não possa vir até o prazo final para justificativa, porque a pessoa estava doente ou tem outro motivo, trazendo um atestado ou ouro documento é possível identificar”, finalizou o Chefe do Cartório Eleitoral.