O pároco Pe. Joaquim Naves celebrou ontem (04), o 6º dia da novena para festa da padroeira de Palmeira. Com o tema “Maria, modelo de serviço”, o início da missa foi marcado pela entrada da imagem de Nossa Senhora da Conceição, sendo conduzida pelas religiosas.

A comunidade do Rocio I ficou responsável pela música da celebração e a liturgia para comunidade do Farajala.  Guaraúna dos Borges, Guarauninha, Tocas, Turvo e Volta Grande foram as demais convidadas da noite.

A missa desta terça-feira lembrou todos os sacerdotes que passaram por Palmeira. Ao longo desses 199 anos, 46 párocos serviram na Paróquia Nossa Senhora Conceição. O padre Naves comentou sobre o desafio de atuar em uma Paróquia com 48 comunidades. “Eu já sou padre há 18 anos, primeira paróquia minha foi com 15 comunidades, depois fui para outra com uma comunidade só e mais a matriz e nunca pensei em assumir uma paróquia tão grande como essa, com 48 comunidades. De início foi um desafio muito grande, mas quando temos o espírito de serviço, como  o de Maria que é o tema da novena de hoje, aí tudo vira prazer em estar a serviço da igreja e a serviço dos irmãos. Desde quando entrei aqui eu já dizia ao meu Arcebispo Dom José Peruzzo que eu vinha para trabalhar e servir o povo de Deus”., explicou padre Naves.

O pároco também abordou o esforço conjunto entre pastorais, grupos e leigos em geral para o fortalecimento da fé. “Pra mim é uma alegria muito grande saber que Palmeira tem quase 300 ministros da eucaristia, quase 400 catequistas, porque eles são nosso braço direito, contando também com a Rádio Ipiranga que faz um trabalho extraordinário, então tudo isso ajuda. Claro que é um desafio muito grande da formação, em imprimir esse espírito de missão no coração de cada um desses que tão lá a serviço das pastorais. Mas tudo isso quando vamos entendendo qual é o processo e que Jesus nos chama a realizar em nome dele as coisas tendem a dar certo, como tem dado certo em Palmeira, no meio de tantas pessoas que estão a serviço desta igreja”, explicou o sacerdote.

“Maria, rainha da família”, é tema do 7º  dia da novena que será celebrada hoje, às 19h30, pelo Pe. Osni dos Anjos. A música da celebração será realizada pela comunidade de Paiol do Fundo e a comunidade de Papiros fará a liturgia.  Monte Alegre, Pinheiral de Cima, Mandaçaia, Água Clara e Canta Galo também são as convidadas desta quarta-feira (05). Na ocasião haverá benção para as famílias.

Foto:  João Geraldo Borges Jr.