Nesta sexta-feira, 12 de outubro, a Igreja Católica celebra a Padroeira do Brasil. A Santa “Aparecida” nas águas do Rio Paraíba do Sul em São Paulo, há 301 anos, conquistou milhares católicos devotos da “Mãezinha”.

Embora não exista um número consolidado sobre quantas igrejas dedicadas a Nossa Senhora Aparecida existem no Brasil, certamente se trata da Santa de maior devoção popular no país.

Em Palmeira, uma das igrejas dedicadas à Nossa Senhora Aparecida está no bairro da Colônia Francesa. A comunidade teve inicio em 1977, motivada pelo Padre Geraldo Augusto de Oliveira, pároco da época. O terreno onde foi edificada a Igreja é doação de Domingos Cesário Zanetti. Anos depois outras áreas foram adquiras, incorporando o terreno em que hoje se encontra toda a instalação da comunidade.

A escolha da Padroeira aconteceu através de uma eleição em 17 de fevereiro de 1982. A imagem da Igreja foi trazida da cidade de Aparecida e doada pela família do senhor Guilherme Chempski

A gruta externa construída para os inúmeros devotos que vão ao bairro agradecer pedir e benções foi inaugurada há 15 anos. O espaço tornou-se expressão de amor e fé à “Mãezinha Aparecida”. Atualmente cerca de 250 famílias constituem a comunidade de Colônia Francesa.

FestaA programação inicia às 6h com alvorada festiva, seguida de carreata às 9 horas com início da Praça Marechal Floriano Peixoto até o local da festa. A Santa Missa inicia às10h, que será celebrada pelo vigário paroquial Padre Adriano da Levedove. Para o almoço foi preparado 1.750 quilos de carnes, entre alcatra, filé, carneiro e leitão.

A partir das 13h está programado bingo com ótimos prêmios. A tarde será animada pelas duplas Fabinho e Bonni e Yago e Santhiago (Os ciganos).

O tão esperado resultado do show de prêmios acontece às 17h. Serão premiados:Moto Honda Fan 160 start, Moto Honda Fan 125, Moto Honda Fan 100, TV de led 39 polegadas, refrigerador, lavadora de roupas, fogão 5 bocas, centrífuga de roupas, micro-ondas e forno elétrico.

Santuário Nacional de AparecidaA cidade de Aparecida, em São Paulo, dedicada à Rainha do Brasil, é o principal ponto de turismo religioso do país. Todos os anos, cerca de 12 milhões de romeiros visitam o Santuário Nacional. O local já recebeu os três últimos papas;João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Neste feriado prolongado, dedicado à Senhora Aparecida, o Santuário Nacional estima receber cerca de 500 mil visitantes.

Foto:Arquivo Rádio Ipiranga -Festa Colônia Francesa 2017