Feira de Artesanato e Arte Popular é destaque no Encontro de Tradições

Feira de Artesanato e Arte Popular é destaque no Encontro de Tradições

Publicado em: 7 nov, 2019 às 11:23

Uma Feira de Artesanato e Arte Popular vai levar para Palmeira neste fim de semana os trabalhos de 15 grupos de artesãos de todo o Paraná, além de peças de indígenas de todo o país. A feira integra o 2º Encontro de Tradições, que terá programação cultural totalmente gratuita desta sexta-feira (8/11) até domingo, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no centro da cidade. Estará aberta para visitação das 10h às 20h.
A Feira é voltada exclusivamente para produções artesanais de coletivos que trabalham majoritariamente com matérias primas orgânicas e preservam identidades locais de suas comunidades.  “Fizemos um trabalho árduo de pesquisa, contatos e negociações com comunidades faxinalenses, caiçaras, indígenas, quilombolas, rurais e urbanas”, conta a curadora Lia Marchi, da Olaria Cultural, que organiza o evento. “A produção da Feira, coordenada por Marinardes Marchi, buscou condições para dar este espaço de visibilidade e reconhecimento a famílias, cooperativas, associações, coletivos de mestres e artesãos cujas criações contam as histórias e guardam os saberes destes povos e comunidades tradicionais”.
De artesanatos da etnia Guarani até as coloridas Pêssankas, os tradicionais ovos decorados com desenhos e símbolos que marcam a cultura ucraniana, o público poderá conhecer e adquirir uma infinidade de trabalhos. Peças em madeira, palha, cerâmica, bordados, vime e até escamas de peixe, entre muitos outros tipos de materiais, fazem parte do acervo que será exposto e comercializado.  A partir destas matérias primas, os artesãos criaram uma série de produtos, como bolsas, brinquedos, cestas, acessórios e itens de decoração.

Fotos: Divulgação