Escuta Solidária por telefone tem ajudado as pessoas no isolamento social

Escuta Solidária por telefone tem ajudado as pessoas no isolamento social

Publicado em: 6 jul, 2020 às 9:25

Pessoas que sentem o peso do isolamento social, que sentem-se sós ou abaladas podem ligar para o telefone(41) 3550-0003. Do outro lado da linha estará um voluntário participante de serviços pastorais de paróquias que Curitiba, preparado para ouvir e acolher a ligação de todos que queiram desabafar. “Após mais de 100 dias de isolamento social, as pessoas vão enfrentando mais dificuldades de lidar com o que lhes incomoda. Não oferecemos um aconselhamento, mas sim uma escuta solidária, um ouvido amigo, para as pessoas poderem retirar um pouco o peso que sentem neste momento e perceberem que todos somos especiais”, comenta a psicóloga Mara Avelino, uma das coordenadoras do serviço.
O serviço passou a atender nas primeiras semanas uma média de 50 ligações por dia, segundo relatos dos voluntários. As ligações chegam não apenas de Curitiba mas também de outras localidades do Brasil. “A gente percebe que muitas pessoas querem realmente desabafar, comentar sobre situações que lhe trazem sofrimento. Falam da pandemia, das incertezas familiares, incertezas financeiras e não são apenas idosos, como costumamos imaginar, mas pessoas de várias idades. Nossos voluntários escutam e acolhem a todos”.
São cerca de 70 voluntários, incluindo pessoas que já participavam de serviços pastorais de acolhida nas paróquias e também os voluntários da Província Marista Centro-Sul, parceira no projeto. “Os voluntários maristas são pessoas que já frequentam os cursos de Acompanhamento Espiritual e que aceitaram o convite para ingressarem na escala de atendimento da Escuta Solidária, participando do treinamento com a coordenação”, explica Flávia Rodrigues Lopes, integrante da coordenação de missão e vocação da Província.

Escuta Solidária
Acolhimento por telefone neste período de isolamento social:
(41) 3550-0003
Todos os dias das 6h às 22h30.

Com informações da Arquidiocese de Curitiba

Publicidade

Farmácia Santo Antonio