Em entrevista, Irmã Leonilda se despede de Palmeira

Em entrevista, Irmã Leonilda se despede de Palmeira

Publicado em: 15 jan, 2020 às 15:58

Após 20 anos no município a Irmã Leonilda Carmem de Souza se despede da comunidade palmeirense. A religiosa participou do Noticiário P7 desta quarta-feira (15) e contou sobre a trajetória à serviço de Deus e da educação.
Natural de São José do Cerrito, em Santa Catarina, ela se mudou para capital do Paraná ainda na adolescência por causa da vocação religiosa.  “Eu sempre tive interesse em conhecer a vida religiosa. Na época eu não conhecia muitas religiosas e queria entrar para uma Congregação que vestisse o hábito religioso e em Santa Catarina eram poucas Congregações, então vim para Curitiba”, contou ela.
Irmã Leonilda contou que são 32 anos dedicados à vida religiosa. Após a capital do estado, ela também trabalhou em Campo Largo, onde fez o magistério, São José dos Pinhais, em que além de professora se formou em Ciências Religiosas na PUC, depois retornou a Campo Largo, atuou um ano em Ponta Grossa e em 2000 veio para Palmeira. Ela também é formada em Pedagogia pela PUC e com especialização em Psicologia  Educacional pela UEPG.
Em 2003 ela assumiu a direção do Colégio Sagrada Família. “Sou apaixonada pelos alunos, famílias e é uma alegria todo dia recebê-los. Sou muito grata a Deus por tudo e por aprender a conviver com eles, tanto com as crianças, com os adolescentes e com os jovens”, destacou a religiosa.
Além de contribuir com a educação de centenas de pessoas, ao longo dos anos Irmã Leonilda atuou em atividades como formações de catequistas e liturgia. “Sou muito grata a Deus e a comunidade por todo este tempo”, disse a Irmã.
Sobre a despedida de Palmeira e o novo desafio, a religiosa contou que sentirá saudades, mas que segue feliz para esta nova missão. “Não é fácil e o coração fica dividido. Eu estou feliz porque vou para um lugar que fica mais perto dos meus pais, mas por outro lado o coração fica dividido realmente. Mas também estou feliz que estou indo para uma missão e a vida religiosa também tem essa característica de saída e ajudar onde precisa”, explicou ela.
De acordo com Irmã Leonilda no sábado (18) ela segue viagem para Curitibanos em Santa Catarina, cidade em que irá trabalhar no Centro de Educação Santa Teresinha (CEST) Sagrada Família.

Fotos: Bruna Camargo e Edson Bach