Comunidade do Rocio celebra Padroeira do Paraná nesta sexta-feira (15)

Comunidade do Rocio celebra Padroeira do Paraná nesta sexta-feira (15)

Publicado em: 13 nov, 2019 às 16:09

Nesta sexta-feira (15) a Igreja celebra a Padroeira do Paraná Nossa Senhora do Rocio. Ela também é chamada de Nossa do Amanhecer, isso porque “rocio” significa orvalho, no português arcaico. Segundo relatos, a  imagem da Virgem do Rocio foi encontrada em uma pesca milagrosa, nas redes do Pai Berê, no século XVII, na baía de Paranaguá. A primeira igreja foi edificada em 1813 e o Santuário em 1920.
Em Palmeira, a comunidade do Rocio, que neste ano comemora 45 anos de história dedica esta sexta-feira (15) para as festividades a Padroeira do Paraná.
De acordo com o administrador Mário Wieczorek a comunidade teve início em 1974 em uma casa de madeira na Rua Nossa Senhora do Rocio, que existe até os dias atuais e pertence a Ação Social Imaculada Conceição. “E é uma comunidade bem acolhedora com um povo bem aguerrido, trabalhador. Um povo que participa e contribui. Nossa igreja é uma das mais bonitas, e quero que o povo vá festejar conosco para ver como estamos deixando ela mais bela ainda”, disse o atual administrador
A história da comunidade se entrelaça com a família de Wieczorek, que há 40 anos atua com carinho e dedicação nos trabalhos da igreja naquele local. “É um prazer, mesmo eu não morando no bairro. É uma dedicação que só a gente sabe mesmo quanto vale a pena. Nossa Senhora nos abençoa diariamente e a cada minuto”, disse Mário.

Programação
A programação inicia às 6h com alvorada festiva. Uma carreata com saída da Igreja Matriz está prevista para às 9h. “Convidamos a todos para participar, vamos levar Nossa Senhora até a sua morada, vamos acompanhá-la”, convidou o administrador. A Santa Missa será celebrada às 10h e o almoço será servido a partir das 11h30.
Além do churrasco com alcatra, carneiro, leitão assado no espeto e as porções, para este ano a comunidade prepara um buffet que será comercializado por R$ 20,00 por pessoa. “Como a carne não está com preço muito acessível, pensamos muito no nosso povo que às vezes não tem condição pela família ser grande de ir lá e comprar um churrasco de festa que está em média R$ 38,00 o quilo. Então pensamos em um buffet livre para aqueles que gostam e também para quem procura um preço mais acessível”, explicou Mário.
Arroz, farofa, macarrão, saladas diversas, coxa e sobrecoxa ao molho fazem parte do cardápio do buffet livre.  Outra novidade para a festa deste ano está na programação da tarde, que acontecerá o Show Baile com Tony Mathias. De acordo com Wieczorek grupos de outras cidades como Ponta Grossa e São João do Triunfo já confirmaram presença para as festividades.
O público também poderá degustar pastéis, bolos e bebidas em geral. Ao final da festa haverá o sorteio da rifa do bolo da Padroeira, uma das tradições da comunidade.
Mário destaca que o principal objetivo é que a festa seja um espaço de confraternização e louvor a Padroeira do Paraná. “Acima de tudo nem estamos pensando no lucro. Claro, a igreja precisa e a comunidade tem muita coisa para fazer. Mas o que nós queremos nesse dia mesmo é que as pessoas confraternizem. Que as pessoas vão lá passar um dia agradável e louvar a Nossa Senhora”.

Título de Padroeira do Paraná

Em 1939, Nossa Senhora do Rocio foi declarada Padroeira do Paraná pelos bispos do estado e após anos de esforço civil e eclesiástico, em 1977 o Papa Paulo VI declarou, para a eternidade, Nossa Senhora do Rocio como a Padroeira do Paraná.
O título de Rocio, que na linguagem antiga significa “orvalho”, simboliza as constantes bênçãos e favores que o povo paranaense recebe da Virgem Mãe, mediadora de todas as graças concedidas.

Foto: Willian Wieczorek