Arquidiocese de Curitiba orienta sobre Semana Santa durante pandemia do Coronavírus

Arquidiocese de Curitiba orienta sobre Semana Santa durante pandemia do Coronavírus

Publicado em: 1 abr, 2020 às 8:12

Os bispos de Curitiba emitiram nesta segunda-feira (30) uma carta aos padres da Arquidiocese com orientações para a Semana Santa, que inicia no Domingo de Ramos, 5 de abril, e encerra no domingo de Páscoa, 12 de abril. Devido ao coronavírus, a Semana que representa o momento central da fé católica será vivida de forma ‘singular’, como descrevem os bispos. Eles destacam a orientação para os padres manterem todas as celebrações, incentivando suas transmissões quando possível.
As orientações na Arquidiocese de Curitiba seguem as determinações emitidas pela Santa Sé. Confira abaixo as principais alterações realizadas neste ano.

Missa do domingo de Ramos
Em comunhão com a Igreja no Brasil (CNBB) há uma recomendação de que os fiéis sejam incentivados pelos padres a colocar no portão ou na porta da residência alguns ramos. Os que acompanharem missas por transmissão ‘ao vivo’ poderão ter também ramos nas mãos para serem bentos. A Coleta de Domingo de Ramos, ato concreto da Campanha da Fraternidade para arrecadar recursos a obras sociais da Igreja, será realizada em outra data a ser fixada pela CNBB.

Missa do Crisma ou Santos Óleos
Realizada tradicionalmente na Quinta-feira Santa pela manhã, reunindo os padres para a renovação de promessas sacerdotais e para benção dos óleos utilizados nas celebrações, este ano será na terça-feira (7/4) e apenas para os bispos*. Será no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, televisionada pela TV Evangelizar.

*A Renovação das Promessas sacerdotais dos padres será realizada presencialmente em nove horários, sem presença de público, conforme explicado na carta aos padres.

TRÍDUO PASCAL
Um subsídio com a liturgia das celebrações será disponibilizado ainda nesta semana a todas as paróquias e também no site da Arquidiocese de Curitiba. Para orar em comunhão com seu pároco, confira o horário das celebrações em sua paróquia. Também lançaremos no site da arquidiocese de Curitiba os horários das celebrações presididas pelo arcebispo, que poderão ser acompanhadas online.
A carta emitida aos padres traz todas as orientações aos sacerdotes sobre cada celebração. Destacamos a seguir algumas das principais alterações deste ano:

Quinta-feira Santa. A Celebração da Ceia do Senhor e da instituição da Eucaristia, celebrada após o por do sol, omitirá o Lava-pés. Omite-se também ao final a procissão do translado do Santíssimo Sacramento.

Sexta-feira Santa. Não haverá a via sacra e a procissão do Senhor Morto. A celebração da Paixão do Senhor deve ser mantida nas paróquias e no momento da Oração Universal será feito um acréscimo com uma oração especial da Arquidiocese de Curitiba pelos doentes, pelos defuntos e pelos enlutados que sofrem perdas familiares. Segue a oração a ser acrescentada nas celebrações na Arquidiocese de Curitiba:
Oremos, irmãos e irmãs, a Deus Pai todo-poderoso, que neste tempo difícil de pandemia, sejamos confortados pela vossa infinita Misericórdia, os doentes encontrem o alívio de suas fragilidades, os que partiram sejam acolhidos na eternidade e as famílias enlutadas encontrem o conforto e a paz. Reza-se em silêncio. Depois o sacerdote diz: Deus eterno e todo-poderoso, fonte da vida e salvação do mundo, concedei a todos enfrentar esse tempo de dificuldade, com o coração sereno, confiando na vossa infinita misericórdia, acolhei no vosso convívio os que partiram e consolai os que sofrem. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Vigília Pascal. Será celebrada em cada paróquia na noite do Sábado Santo, celebrando a ressurreição de Jesus. Não acontecerá a benção do “fogo novo”,nem procissão de entrada e há orientações aos padres na condução da Liturgia da Palavra e Liturgia Batismal.
No Domingo de Páscoa são mantidas as celebrações, assim como as demais de nossa Arquidiocese, incentivando a transmissão online quando houver possibilidade.

Foto: Patryck Madeira/Arquidiocese de Curitiba